Como funcionam os telefones para deficientes auditivos

27 de julho de 2011

Seja por culpa dos barulhentos shows de rock, do barulho no local de trabalho ou por uma questão de hereditariedade, para muitas pessoas o som que chega pelo receptor de um telefone tornou-se extremamente silencioso. Para outras pessoas que têm dificuldades auditivas, o desafio é encontrar um sistema de telecomunicação que possa ser usado para se conectar por telefone com o mundo que ouve.

Considere estes números: cerca de 30% das pessoas com mais de 60 anos, e 50% dos indivíduos com mais de 85 anos sofrem de perda auditiva. Estima-se também que 10% dos americanos mais jovens (com idade entre 20 e 69) já tenham danos permanentes de audição por excesso de barulho no trabalho, em casa ou durante atividades de lazer, como serralheria ou tocar em uma banda.

Independentemente da gravidade da perda da audição, os telefones para deficientes auditivos podem tornar as conversas telefônicas mais agradáveis e produtivas. Por exemplo, um amplificador de telefone pode aumentar o volume de um aparelho normal, tornar mais nítido o som que o usuário ouve e filtrar ruídos de fundo.

Um dispositivo de telecomunicação para surdos (TDD, sigla em inglês), também conhecido como teletipo (TTY, sigla em inglês), pode dar a esses indivíduos a capacidade de conversar com amigos e familiares que ouvem, trabalhar com eficiência no mundo dos negócios e usar os números 0800 e outros serviços telefônicos (um TDD é, geralmente, chamado de telefone de texto na Europa, minicom no Reino Unido e TTS / terminal telefônico para surdos no Brasil).

Serviços de retransmissão de telecomunicação, ou retransmissão telefônica, conectam TDDs ao sistema telefônico. Variações mais recentes – como retransmissão por Protocolo de Internet (IP), serviço de retransmissão por vídeo e serviço de telefone com identificação IP – podem até mesmo eliminar a necessidade de um TDD, utilizando um computador com acesso à web.

Como você descobre quais opções estão disponíveis? E como escolher a opção correta? Vamos começar vendo como amplificadores de som podem ajudar você a ouvir melhor em um telefone.

Se você já regulou o volume do seu fone ao máximo e as vozes ainda estão fracas considere o uso de um dispositivo para telefones para deficientes auditivos, chamado amplificador de telefone. Há várias opções disponíveis, incluindo unidades que são conectadas a uma linha telefônica, portáteis, telefones amplificadores e também sistemas de amplificadores para telefones celulares.

Veja aqui como funciona cada um desses amplificadores de telefone.

Unidades de linhas telefônicas – Um amplificador como este é conectado entre o monofone e a base para aumentar o volume. Por exemplo, o amplificador de telefone em linha Ameriphone (disponível nos Estados Unidos), que custa aproximadamente US$ 35, pode amplificar o som em até 40 decibéis. Como outras unidades similares, ele também bloqueia o retorno e o ruído de fundo e amplifica freqüências específicas a fim de tornar as falas mais nítidas e as palavras com sons semelhantes mais fáceis de serem distinguidas. Essas unidades são, em geral, portáteis.

Unidades de amplificadores portáteis – Esses pequenos dispositivos são portáteis porque você pode levá-los com você para usar em quase todos os telefones de linha fixa. Eles não são caros (US$ 20 a US$30) e são fáceis de serem acoplados aos fones, sem que seja necessário desconectar e reconectar as linhas telefônicas. Girando um disco no Amplificador de Telefone Portátil Reizen (disponível nos Estados Unidos), por exemplo, você pode aumentar o volume em até 30 decibéis.

Amplificadores para telefones – Os modelos com recursos extras estão disponíveis para telefones de linha fixa com ou sem fio. Esses aparelhos permitem aumentar o volume, ajustando um disco ou um botão de amplificação no telefone.

O telefone amplificado com ClearSounds CSC50 (disponível nos Estados Unidos), por exemplo, permite um aumento de 50 decibéis, sendo 40 deles no sistema de amplificação do telefone e outros 10 decibéis do monofone. O aparelho custa US$ 160 e também oferece identificação de chamada e recurso de viva-voz.

Telefones sem fio amplificados custam mais, geralmente de US$ 180 a US$ 280. Entre os mais baratos, um telefone sem fio amplificado de 2.4 GHz (gigahertz) Clarity (disponível nos Estados Unidos) – que custa US$ 180 – pode amplificar o som em até 30 decibéis e vem com identificador de chamada e um toque visual. Monofones adicionais custam US$ 100 cada. Um modelo de 5.8 GHz da Clarity, que custa US$ 280, amplifica o som em até 50 decibéis e adiciona compressão multibanda, redução de ruído e cancelamento de eco acústico.

Outra opção a ser considerada com um telefone com fio é um monofone amplificado que simplesmente substitui o original pelo fone. Com preços que variam entre US$ 50 a US$ 150, fones amplificados como o Walker W60-K-M-00 (disponível nos Estados Unidos) podem ser mais baratos que a substituição do aparelho telefônico.

Mas, talvez você esteja procurando uma solução para telefones celulares. Um dos problemas no seu desenvolvimento está relacionado à dificuldade de audição, pois o sinal de radiofreqüência pode interferir nos aparelhos auditivos, causando chiado ou outros ruídos. No entanto, os aparelhos auditivos geralmente vêm com um fio telefônico, ou comutador em T, que age como uma antena. Quando ligado, os sinais magnéticos passam do telefone para o aparelho auditivo, permitindo que o usuário receba a comunicação telefônica diretamente pelo aparelho auditivo.

Desde 2005, a Comissão Federal de Comunicação (FCC, sigla em inglês) tem exigido que as empresas americanas de telefones celulares forneçam vários modelos que sejam compatíveis com aparelhos auditivos, quando usados na configuração de microfone. A FCC também exige que os celulares sejam classificados em uma escala de 1 a 4, dependendo do volume de interferência que eles devem causar nos aparelhos auditivos nas configurações M (microfone) e T (fio do telefone). Os telefones com classificação M3 ou T3 (bom) ou M4 ou T4 (excelente) podem ser vendidos como compatíveis com aparelhos auditivos. Procure um ícone no telefone ou na embalagem que mostre as classificações M e T.

Como funcionam os serviços de retransmissão

Se você não tem uma unidade TTY ou um TDD, pode usar um serviço chamado CISO – Central de Intermediação Surdo-Ouvinte para se comunicar por telefone com alguém que possua dificuldades auditivas.

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Modelo de telefone TTY instalado em um orelhão

O serviço funciona da seguinte maneira: a pessoa faz uma chamada para o número 142, disponível para todo o Brasil (Porto Alegre também faz uso dos números 0800-51-7801 / deficiente auditivo – TDD e  0800-517802 / ouvinte – voz), o usuário é conectado a um assistente que estabelece a comunicação entre a pessoa que faz a chamada e o destinatário. Uma pessoa sem dificuldades auditivas, por exemplo, fala a mensagem ao atendente, que a digita e encaminha ao deficiente auditivo que a lê na tela do TTY. Ele responde com uma mensagem digitada, que é lida pelo assistente para a pessoa que fez a chamada.
No Brasil, existem outras tecnologias que favorecem a comunicação dos deficientes auditivos via celular usando softwares, como o Torpedo Rybená. Após ser instalado, possibilita receber e enviar mensagens de texto em linguagem se sinais. E com o auxilio da tecnologia 3G, também podem fazer viodeochamadas. Outra maneira que facilita a comunicação é o dispositivo TSPC, que efetua ligações por meio do computador.

Fonte: HSW

7 Comentários

  1. Getúlio
    21 de junho de 2015

    Vou precisar receber ligações de pessoas que tem deficiência auditiva de voz. Preciso de algum ter algum equipamento telefônico especial ou só o deficiente que for me ligar irá precisar?


  2. Carminha velez
    10 de janeiro de 2016

    Prezado Dr, Meu pai perdeu noventa porcento de sua audição, estar sendo terrível para entra em contato com ele.Qual será melhor opção pro meu caso,enviar um aparelho pra ele.Ele terá que registrá seu aparelho,qual a linha telefônica responsável, para pessoa com deficiência sensorial?Já que há OI,constantemente deixa o sem acesso de comunicação.Sinceramente C Velez


  3. alain guetta
    14 de fevereiro de 2016

    Boa noite. Preciso de um potente amplificador com fone de ouvido que possa ser conectado ao um celular de uma pessoa idosa e portadora de severa deficiência auditiva. Isso existe? Caso positivo, gostaria de saber onde adquiri-lo. Muito grato!


  4. Edvaldo Alegro
    8 de março de 2016

    eu sou particular e procuro um telefone para surdo tdd


  5. KOLLER E SINDICIC
    27 de junho de 2016

    Boa tarde!

    1. Se um deficiente auditivo for lhe fazer uma ligação tanto ele quanto você precisa ter um telefone com teclado para digitar mensagens em textos.

    2. Para pessoas que estão com pouca audição se é indicado o Telefone Amplificado. Faça a pesquisa na NET dessa forma que aparecem muitas empresas boas.

    3. Ja o telefone para o deficiente auditivo com teclado ou o TSPC-CAS é encontrado na Koller.

    Contato: [email protected] – Podemos auxiliar respondendo suas duvidas.

    http://www.koller.com.br / facebook – telefone (011) 2275 – 1630


  6. tamyres vitoria
    21 de setembro de 2016

    Olá meu nome e tamyres tenho 11 anos e estou querendo conversa com crianças mudas ou pessoas adultas só mulheres quem quiser 93507338


  7. Suelen Uchoa
    24 de abril de 2017

    Olá. Eu tenho lido em alguns lugares, como por exemplo, ônibus e agencias bancárias, com os dizeres: Deficientes Auditivos 0800 722… (não irei divulgar o número de telefone). Gostaria de saber como isso funciona. Eu pensei por um instante em haver uma troca de mensagens, mas seria bom ter uma certeza. Pois eu estou muito curiosa pra saber isso. Desculpa pelo questionamento mais idiota que já devem ter-lhe feito, é que eu já pesquisei no Google sobre o assunto e, infelizmente, não achei nada.
    Ps: releva isso, pois eu tenho apenas 17 anos.


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