Tocadores de mp3 aumentam problemas auditivos entre jovens
24 de janeiro de 2012Os tocadores de mp3 e mp4 estão aumentando os problemas de auditivos entre os jovens de 10 a 35 anos. Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10) em Barcelona, o uso desses aparelhos com fones de ouvido em um volume superior aos 80 decibéis está provocando traumas nessa faixa etária.
O professor da Universidade de Barcelona Joan Domènech Oliva afirma que os zumbidos, ruídos contínuos do ouvido que não têm cura, são a principal consequência do volume excessivo, um problema que já afeta 4% da população e, especialmente, pessoas entre 10 e 35 anos. Calcula-se que na Espanha um milhão e meio de pessoas sofram com os zumbidos e, delas, 80% são jovens. Nos países industrializados, estima-se que 1% da população tem uma situação de gravidade extrema, que influi em sua vida diária, afetando gravemente o estado emocional e psicológico.
Domènech diz que graças à legislação sobre prevenção de riscos trabalhistas e a existência de meios para prevenir o excesso de ruídos diminuiu o número de casos de zumbidos entre os trabalhadores nos últimos anos. Agora os especialistas fazem um apelo para que as fabricantes de eletrônicos coloquem limitadores de volume nos tocadores de música.
Os médicos recomendam aos jovens que procurem um médico caso ouçam “assobios” persistentes por longas horas depois de irem a discotecas ou shows. É necessário, nesses casos, iniciar um tratamento preventivo com o objetivo de evitar o surgimento de zumbidos, que podem chegar a ser crônicos.
Além do trauma sonoro, os zumbidos também podem surgir por infecções graves, otosclerose, ou como efeito secundário de alguns remédios.
Fonte: Época