Beneficios do aparelho auditivo intraoral

2 de abril de 2012
ouvido

Esse ano, o aparelho auditivo SoundBite, da empresa Sonitus Medical, foi certificado pelos órgãos de controle norte-americano e europeu, o que permitiu o início de sua comercialização nessas regiões. Um dos estudos que contribuiu para a aprovação do dispositivo foi desenvolvido pelo PhD Gerald Popelka, professor e chefe do serviço de audiologia do departamento de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Stanford University, nos Estados Unidos, e colegas.

A pesquisa que ainda será publicada no periódico internacional Otology & Neurotology mostrou que esse novo aparelho é seguro e capaz de trazer benefícios diários, ao longo de seis meses, para paci entes com perda auditiva unilateral. Na matéria, o professor conta mais sobre o estudo e as características desse dispositivo.

Em entrevista ao PRO-ORL, Gerald Popelka explicou que o SoundBite é um dispositivo intraoral de condução óssea. “ Pacientes com perda auditiva unilateral são beneficiados pela captação do som através do lado surdo, com transferência para o lado oposto, ouvido que não possui comprometimento da audição. Isso retoma a sensação de som gerada no lado deficiente e, mais importante, melhora a habilidade auditiva em situações ruidosas cotidianas”, afirma.

Os métodos de transferência de som de um lado para outro mais eficientes, segundo o médico, são baseados na transmissão de um sinal para o crânio que, por sua vez, transfere som ao ouvido oposto por condução óssea. Gerald afirma que, até então, os métodos que desempenhavam essa função de forma mais eficiente utilizavam dispositivos de titânio que eram c irurgicamente implantados atrás do ouvido surdo, um sistema chamado de BAHA (prótese implantável de condução óssea).

“O SoundBite trabalha exatamente como o BAHA, exceto pelo fato de não necessitar de cirurgia.

Ao invés de direcionar o sinal para uma prótese implantada cirurgicamente, o SoundBite transfere o sinal para uma estrutura natural, o dente”, explica o pesquisador.

Aparelho não atrapalha mastigação ou fala

Embora o aparelho seja colocado dentro da cavidade bucal, o professor afirma que os pacientes conseguem falar e comer normalmente, uma vez que ele não está entre os dentes. A condição, entretanto, para adotar esse dispositivo é, segundo Gerald, possuir uma gengiva e dentes saudáveis ou dentes restaurados.

Para o médico, “o dispositivo certamente é melhor do que as medidas disponíveis atualmente porque promove tantos ou mais benefícios, mas não necessita de cirurgia. Por não precisar de cirurgia e porque não envolver cuidados médicos contínuos, o custo benefício é muito melhor. Por isso, ele deveria ser usado em todos os sistemas de saúde, privados ou públicos”.

Quanto à segurança e eficácia do aparelho, vale lembrar que, no artigo da Otology & Neurotology, Gerald e colegas observaram que entre os 22 participantes – que possuíam perda auditiva unilateral adqu irida permanente e que não faziam uso de outro dispositivo auditivo, a pontuação média no questionário Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit melhorou tanto para a escala global quanto para as subescalas de “ruído ambiental”, “ambientes reverberantes” e “facilidade de comunicação”, aos três e seis meses de estudo.

Fonte: Semcad