Apneia é problema sério de saúde associado ao ronco

12 de novembro de 2012
oto

Roncar é um problema sério, além de um grande incômodo para a pessoa que divide a cama com o roncador. Mas, muito mais que um barulho desagradável, o ronco pode ser um sinal importante de que esta pessoa sofre de apneia. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio caracterizado por episódios de obstrução da via aérea superior, que ocorre de maneira contínua e está relacionado ao esforço respiratório aumentado. Esse esforço provoca a redução (hipopnéia) ou cessação completa (apnéia) do fluxo aéreo. Geralmente esses episódios estão associados à fragmentação do sono – o roncador tem o seu sono interrompido várias vezes durante a noite. Um quadro bastante comum e um dos principais sintomas da SAOS: a sonolência excessiva diurna.

No decorrer do dia, além da sonolência, os apneicos podem manifestar déficits neurocognitivos como dificuldade de aprendizagem e raciocínio, alterações na memória e na atenção; aumento no estado de ansiedade; alterações de humor como irritabilidade e sintomas depressivos. Com a progressão do quadro os pacientes podem apresentar cefaleia; impotência sexual e alterações de personalidade. Essas consequências são resultantes da fragmentação do sono REM e dos quadros de hipoxemia que esses pacientes são submetidos frequentemente.

O maior problema da SAOS está associado à morbidade e mortalidade cardiovascular como hipertensão arterial sistêmica, doença isquêmica do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Independentemente de outros fatores de riscos, essas consequências podem atingir cerca de 90 a 95% dos casos de pacientes com apneia.

A SAOS atinge principalmente homens, indivíduos obesos e com idade avançada. Os tratamentos são variados e apresentam ótimos resultados, principalmente em relação à diminuição dos riscos e das consequências cardiovasculares.

Na presença de qualquer dos sintomas citados, o ideal é procurar um médico para fazer a investigação correta do quadro e iniciar um tratamento adequado. E lembre-se que o mais importante é a prevenção e nesse caso a receita é simples: adotar um estilo de vida saudável, praticar regularmente atividade física e manter uma dieta equilibrada para que se possa alcançar uma boa noite de sono.
Fonte: Veja

Comments are closed.