Principais motivos da rouquidão
30 de maio de 2014Conhecido como disfonia, o problema é normalmente relacionado a lesões decorrentes de abuso vocal, mas pode ter origem em infecções, edemas e tumores na laringe. Confira os principais motivos da rouquidão:
Sinto o incômodo após as horas de trabalho intenso
Assim como os demais músculos do corpo, as pregas vocais estão sujeitas à fadiga. Se usadas de forma intensa, elas se chocam com força entre si, produzindo calos. O problema é comum em profissionais que usam muito a voz, como professores, atores e operadores de telemarketing.
Surgiu depois que comecei a fumar
Pode ser um caso de edema de Reinke, doença na laringe associada ao tabagismo excessivo. É mais facilmente notada nas mulheres, uma vez que a voz torna-se masculinizada. Embora seja benigno, o edema pode causar rouquidão crônica e até insuficiência respiratória quando não tratado.
O problema é recorrente
É possível que você esteja sofrendo da doença do refluxo gastroesofágico. Este distúrbio é caracterizado pela passagem do ácido gástrico do estômago para o esôfago. Isso pode lesionar as pregas, o que faz com que os pacientes sejam acometidos por uma rouquidão que vai e vem. Ela normalmente é acompanhada de outros sintomas, como pigarro excessivo, tosse seca e persistente, bem como a sensação de que há algum objeto “parado” na garganta.
A sensação é constante e piora a cada ano
A complicação pode estar relacionada com leucoplasias: placas que normalmente aparecem na língua, na gengiva e, em alguns casos, nas pregas vocais. Elas têm potencial de malignidade: se não tratadas, podem evoluir para um câncer.
Tive após beber líquidos gelados
Não há comprovação científica de que a ingestão de bebidas frias seja a causa direta do sintoma. No entanto, os médicos sabem que, na prática, o gelado ocasiona um choque térmico nas mucosas das pregas vocais. Esse efeito facilita a proliferação de vírus que causam inflamação na garganta.
É acompanhada de tosse seca com sangue
Há uma grande possibilidade de ser tuberculose, infecção crônica bastante prevalente no Brasil. É provocada por uma bactéria que se propaga pelo ar de nome Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch. Não é comum que o paciente fique rouco por conta desta enfermidade, mas pode acontecer.
Fonte: Revista Viva Saúde