Novartis inicia entrega de vacinas contra gripe suína nos EUA

3 de outubro de 2009

O grupo farmacêutico suíço Novartis iniciou a entrega aos Estados Unidos do primeiro lote de vacinas contra a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), anunciou o laboratório.

A entrega começou no domingo passado (27) e prosseguirá nas próximas semanas, afirmou uma porta-voz do laboratório à agência de notícias France Presse.

A Novartis entrega ao governo dos EUA a vacina Fluvirin H1N1, produzida em cultivos clássicos a base de ovos de galinha e sem aditivos, segundo a mesma fonte.

O laboratório deve começar em breve a distribuir outra fórmula da vacina, com o nome de Focetria, produzida em cultivos clássicos com aditivos, na Europa.

A Comissão Europeia autorizou na terça-feira (29) a venda na Europa das duas primeiras vacinas contra a gripe A (H1N1), uma do laboratório suíço e a outra do britânico GlaxoSmithKline.

A Celltura, outra vacina do grupo suíço contra a gripe suína, produzida a partir de cultivos celulares com aditivos, ainda não foi homologada.

Pandemia

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe A (H1N1) matou pelo menos 3.917 pessoas, 75% delas no continente americano. Os especialistas temem um aumento do número de casos com a chegada do inverno no hemisfério Norte.

A OMS revelou na semana passada que a capacidade mundial de produção de vacinas contra a nova gripe é de 3 bilhões de doses por ano, 2 bilhões a menos do que previa em maio. Além disso, informou que os resultados dos estudos clínicos realizados até o momento indicam que só será necessária uma dose para imunizar de maneira efetiva crianças e adultos em bom estado de saúde.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fonte: Folha Online

Escreva um comentário