Cuidados com a audição: Cera do ouvido, você deve limpar ou não?

28 de abril de 2016
oto1

Usar as famosas “hastes flexíveis” para manutenção da higiene pessoal é um hábito mais do que natural para muitas pessoas. E quando estudos e médicos começaram a afirmar que limpar a cera do ouvido estava errado, muita gente foi pega de surpresa. O mais interessante é que para manter seu ouvido saudável, realmente não se deve limpar a cera do ouvido.

A cera de ouvido, conhecida como cerúmen, é um protetor natural do canal auditivo. Ela é produzida pelas glândulas ceruminosas e sua principal função é evitar que água ou partículas de sujeira penetrem no ouvido e prejudiquem os tímpanos. O cerúmen é constituído basicamente de ácidos graxos e colesterol, o que explica a sua textura gordurosa e também o alto teor de proteção que oferece.

Cada pessoa produz a quantidade necessária de cera para proteger e lubrificar o canal auricular, no entanto, por hábito, algumas pessoas tendem a retirar essa proteção com o uso inadequado de “hastes flexíveis”, e objetos não apropriados como grampos, palitos e outros pontudos, o que pode gerar uma série de problemas, desde infecções até perfurações de tímpano.

Para cuidar da sua saúde auditiva o ideal é simplesmente deixar que o organismo cuide de excretar o excesso de cerúmen sem intervenção. E se mesmo assim sentir a necessidade de utilizar as “hastes flexíveis” é importante nunca colocá-las dentro do canal auditivo. Consulte seu médico otorrinolaringologista para uma limpeza do seu canal auditivo quando necessário.
Fonte: menthel.com.br

Escreva um comentário