Voz de Zezé de Camargo falha em show: entenda causas do problema e como tratar

22 de maio de 2023
destaque

No início desta semana, um vídeo do cantor Zezé Di Camargo viralizou nas redes após o artista sertanejo apresentar problemas com a voz.

Lembrando que, no início dos anos 2000, o cantor precisou passar por uma cirurgia nas cordas vocais. Ele tinha um cisto congênito, que se rompeu, e o líquido se dissolveu dentro da corda.

Anos depois, durante a pandemia de coronavírus, o cantor aproveitou também pra dar um descanso na voz.

Perguntamos à nossa fonoaudióloga Dra. Lívia Prado, o que ela aconselha para profissionais que trabalham com a voz. Afinal, o que causa problemas como o do cantor e dá pra tratar?

Ela explica que usar muito a voz e de forma inadequada pode provocar problemas como fadiga vocal, nódulos, edemas e pólipos nas pregas vocais, por exemplo.

Mas o que é uso ‘inadequado’?
O uso excessivo da voz é uma das principais causas de problemas vocais. Cantores muitas vezes se esforçam muito durante ensaios, apresentações e gravações, o que pode resultar em fadiga vocal. “O uso inadequado da voz também pode levar a lesões nas pregas vocais”, explica.

MÁ POSTURA E TENSÃO MUSCULAR
A má postura e tensão muscular podem ter um impacto significativo na qualidade vocal. Profissionais que usam muito a voz, como cantores, muitas vezes ficam tensos nos ombros, pescoço e mandíbula, o que pode afetar negativamente a produção vocal.

USO INADEQUADO DA RESPIRAÇÃO
A respiração inadequada pode afetar diretamente a qualidade vocal. Muitos cantores não utilizam uma técnica de respiração adequada, o que pode resultar em tensão vocal, falta de projeção e controle vocal.

USO EXCESSIVO DA VOZ FALADA
Muitos cantores também usam a voz falada em suas rotinas diárias, seja em ensaios, entrevistas ou comunicação cotidiana. O uso excessivo da voz falada, especialmente em ambientes ruidosos, pode resultar em cansaço vocal e lesões nas pregas vocais.

O QUE FAZER:

  • Procurar ajuda profissional do otorrinolaringologista/fonoaudiólogo. Eles vão te ajudar e ensinar a:
  • Descanso vocal adequado
  • Conscientização e correção da postura adequada, além de exercícios de relaxamento muscular
  • Exercícios de respiração profunda e treinamento muscular podem ser úteis para melhorar a eficiência respiratória e a qualidade vocal
  • Treinamento da articulação, projeção vocal adequada e uso de técnicas de ressonância para reduzir a carga vocal durante a fala.

Usando ou não de forma profissional, todos nós temos que cuidar desse bem precioso, que é a nossa voz, concorda?

Escreva um comentário