04 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer
4 de fevereiro de 2013O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.
O tema deste ano são mitos universais sobre o câncer, que precisam ser desconstruídos:
Câncer é apenas um problema de saúde
Câncer é uma doença de idosos
Câncer é questão de destino
O câncer é uma sentença de morte
Depois de alguns anos focando exclusivamente no tópico prevenção, a campanha do Dia Mundial do Câncer deste ano está centrada no quinto alvo da Declaração Mundial do Câncer: Acabar com os mitos e equívocos sobre o câncer. Com o slogan “Câncer – Você sabia?”, o Dia Mundial do Câncer 2013 é uma chance de partilhar fatos reais sobre o câncer e eliminar equívocos em torno da doença.
Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países. No ano passado, 80 países se mobilizaram em torno da data.
No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.
“Com o crescimento e o envelhecimento da população no Brasil, é esperado que o número de casos de câncer aumente no País. Mas isso não significa que todas as pessoas quando envelhecerem vão ter câncer. Entre 30% a 40% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar. Esse é a principal mensagem do Dia Mundial do Câncer este ano: existe prevenção e hábitos saudáveis devem ser adotados, se possível, desde a juventude. É preciso que todos aprendam a se proteger e evitem se expor desnecessariamente a fatores de risco para o câncer.”
Luiz Antonio Santini
Diretor-geral do INCA
“É o medo e a ignorância que fazem com que o câncer se torne um problema maior que o necessário, especialmente nos países em desenvolvimento, como a Índia. Trabalhando em conjunto, podemos alcançar o nosso objetivo mútuo de derrotar o câncer em nossas vidas.”
Y. K. Sapru
Fundador e presidente da Associação de Cuidados de Pacientes de Câncer Índia
“Há uma vasta gama de mitos e desinformação sobre o câncer, particularmente on-line onde isso cresce exponencialmente. O grande volume dessas desinformações ameaça conselhos de saúde baseados em evidências e que podem fazer diferença real na redução do risco de câncer. Pessoas que leem informações não confiáveis on-line sobre as causas de câncer são menos propensos a tomar atitudes simples que comprovadamente reduzem o risco de câncer – não fumar, evitar o sol, manter peso saudável e reduzir a ingestão de álcool.
Professor Ian Olver
Diretor-presidente, Conselho de Câncer da Austrália
Fonte: Instituto Nacional de Câncer