Como identificar crise séria de alergia e o que fazer

14 de setembro de 2022
destaque

O caso do empresário e vereador da cidade de Água Branca Valmir Tavares Sales, que infelizmente morreu após uma grave crise alérgica, chamou a atenção pra esse assunto tão importante.

A alergia alimentar é relativamente comum e pode se manifestar em qualquer parte do corpo, mas é mais prevalente no sistema respiratório e na pele. Na maioria das vezes, os sintomas são mais leves (como uma coceira na pele), mas em alguns casos pode ser mais séria e ameaçar a vida do paciente.

Para explicar melhor o assunto e dar conselhos sobre o que fazer, convidamos uma das especialistas no assunto aqui do hospital, Dra. Giordana Portela Lima.
Confira e compartilhe com todos. Informação ajuda a salvar vidas.

Sinais que a reação alérgica é mais simples:

As reações alérgicas podem ser classificadas em níveis de gravidade. “Quando o paciente tem só uma reação na pele, incha o olho ou tem uma urticária indica que a gravidade é baixa. A indicação é tomar um antialérgico e/ou um corticoide e aguardar”, diz a especialista.

Sinais de reação alérgica grave:

  • Sinais de anafilaxia (reação alérgica aguda) e de que é hora de procurar um hospital é se o paciente começar a ter uma reação que se generaliza por todo o corpo, com alguns desses sinais:
  • Sintomas respiratórios (tosse, falta de ar, senação de aperto na garganta)
  • Sintomas circulatórios (queda de pressão, sensação de tontura)
  • Diarreia

“Somente adrenalina salva a vida do paciente em caso de reação grave”. Ao chegar ao hospital, a adrenalina deve ser administrada urgentemente em um caso claro de anafilaxia.

Testes de sensibilidade ajudam a diagnosticar a causa do problema. Feito isso, recomenda-se evitar o contato com o alérgeno.

Escreva um comentário