8 Problemas comuns de tireoide e como identificá-los
14 de abril de 2023Ela ajuda a regular nosso metabolismo e da aquela forca também para o bom funcionamento do coração, cérebro, fígado e rins.
Estamos falando da glândula tireoide. “Ela também influencia no crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, peso e estado emocional”, explica nosso cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Lucio Noleto.
Tá vendo como ela é importante? Por isso, precisamos ficar atentos às principais afecções que a atingem, para buscarmos ajuda e tratá-las adequadamente.
Veja abaixo 8 problemas bem comuns e, no final, os sintomas que você deve ficar atento. Ao sentir algum (ou alguns) sintoma, procure ajuda médica.
1. Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo
São doenças provocadas por alterações nos níveis de hormônios secretados pela tireoide, e podem ter causas congênitas, auto-imunes, inflamatórias ou secundárias a outras doenças ou efeitos colaterais de tratamentos, por exemplo.
2. Tireoidite – Inflamação da tireoide
Ela pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, como coxsackievirus, adenovírus e os vírus da caxumba e do sarampo, autoimunidades, ou intoxicações por certos remédios, como amiodarona.
3. Nódulo na tireoide
Existem diversos tipos de nódulos na tireoide, e felizmente a maioria deles é benigna, podendo se apresentar através de um caroço na parte anterior do pescoço, que não causa dor, mas que pode ser visto quando a pessoa engole os alimentos, por exemplo.
4. Tireoidite de Hashimoto
É uma forma de tireoidite autoimune crônica, que causa inflamação, lesão nas células e, em seguida, prejuízos à função da tireoide, que poderá não secretar hormônios suficientes à circulação sanguínea.
5. Tireoidite pós-parto
É uma das formas de tireoidite autoimune, que afetam mulheres até 12 meses após o nascimento do bebê, sendo mais comum nas portadoras de diabetes tipo 1 ou outras doenças autoimunes.
6. Doenças de Graves
É uma forma de hipertireoidismo por causas autoimunes, e além dos sintomas de hipertireoidismo, pode apresentar o aumento da tireoide, olhos salientes, formação de placas endurecidas e avermelhadas sob a pele.
7. Bócio
É o aumento do tamanho da tireoide. Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide.
8. Câncer de tireoide
É um tumor maligno da tireoide e, quando é descoberto, deve-se realizar exames, como a cintilografia de corpo inteiro, para saber se outras partes do corpo foram afetadas.
Sintomas de problemas na tireoide:
- Aumento ou perda de peso
- Dificuldade de concentração e esquecimento
- Queda de cabelo e pele seca
- Alterações de humor
- Prisão de ventre
- Sonolência, cansaço e dores musculares
- Desconforto na garganta e no pescoço
- Palpitações e pressão alta