Cientistas criam técnica para detectar câncer pela saliva
30 de junho de 2010Uma universidade japonesa e outra americana desenvolveram uma técnica que consegue detectar com rapidez certos tipos de câncer realizando um teste de saliva. A tecnologia permite detectar altas probabilidades de câncer de pâncreas, de mama ou de boca.
Os pesquisadores, que trabalham nas universidades de Keio (Japão) e Califórnia (EUA), analisaram amostras de saliva de 215 pessoas diferentes, entre as quais pacientes com câncer, e identificaram 54 substâncias que indicam a doença. Depois de realizar outros exames, foi possível detectar 99% dos casos de câncer de pâncreas existentes, 95% dos de mama e 80% dos de boca.
A realização do teste levaria, no máximo, meio dia, segundo os pesquisadores. O professor Tomoyoshi Soga, da Universidade de Keio, diz que o método deve facilitar o diagnóstico precoce da doença.
– As taxas de sobrevivência do câncer de pâncreas e de boca são particularmente baixas porque os sintomas não são muito claros na fase inicial. Por isso, demora mais para descobrir a doença.
O chefe da equipe de pesquisas de Keio, Masaru Tomita, diz que “a saliva é mais fácil de examinar que o sangue ou as matérias fecais”.
Fonte: AFP