Como tratar as infecções no ouvido?
14 de novembro de 2014Infecções e dores no ouvido têm diversas causas. Todos já sofremos com esse problema tão frequente pelo menos uma vez na vida. Ele pode ocorrer devido a entrada de água enquanto tomamos banho ou nadamos, ou a entrada de partículas, insetos, infecção no dente que se estende ao ouvido, etc. Nesse artigo falaremos mais sobre como tratar este problema.
O que saber sobre problemas e infecções nos ouvidos?
É preciso considerar que os problemas no ouvido são mais graves quando envolvem partes internas, e menos perigosos se estão relacionados com regiões externas. Além disso, se uma otite não é corretamente curada pode gerar perda (parcial ou total) da audição, vertigem e mal-estar quando realizamos algumas atividades.
A otite externa se caracteriza pelo fluxo de líquido, dor, vermelhidão e perda temporal da audição. É causada principalmente por bactérias e em segundo lugar, por vírus e fungos.
A otite média é muito comum em crianças e seus sintomas são febre, dor, irritabilidade, perda parcial da capacidade de audição e falta de apetite. Ocorre quando o espaço intermediário do ouvido é obstruído por fluidos e mucosidade. Algumas pessoas são suscetíveis a esse tipo de infecções nos ouvidos e apresentá-las torna-se crônico.
A otite interna pode causar náuseas, enjoos, vertigem, vômitos e perda do equilíbrio. Acontece quando a parte mais interna do ouvido inflama, também é conhecida como labirintite. É pouco comum, mas seus sintomas são intensos.
Recomendações para evitar dor e infecção no ouvido
Evite o uso de cotonetes de algodão para limpar o ouvido
Cuide das infecções na garganta
Reforce o sistema imunológico
Evite compartilhar fones de ouvido internos
Evite nadar em lagos, rios e lagoas
Evite mergulhar em piscinas com muito cloro
Não introduza objetos estranhos nos ouvidos
Durma de lado para facilitar a drenagem
Fonte: melhorcomsaude.com