Conheça o VHIT: exame que avalia tonturas e vertigens

28 de abril de 2023
destaque

Quem vive com tontura e vertigem sabe o impacto que isso tem na qualidade de vida. Porém, muitos desses pacientes já passaram por alguns médicos e não conseguem um diagnóstico preciso, pois no consultório é mesmo difícil conseguirmos identificar qual a doença (entre várias) está afetando o labirinto (região da orelha interna ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo).

“Ao longo dos últimos anos, a ciência vem avançando a favor do paciente com tontura. E vários exames surgiram para auxiliar no diagnóstico desses pacientes. O VHIT é uma nova ferramenta que surgiu para avaliação da função do labirinto que não causa desconforto durante a execução e pode ser realizado, inclusive, no paciente que está em plena crise de vertigem aguda”, explica nosso otorrinolaringologista especialista no assunto, Dr. Carlos Anderson.

1. Como é o exame:
O paciente usa óculos que contêm uma câmera, a qual faz a gravação dos movimentos dos olhos enquanto o médico realiza movimentos com a cabeça do paciente.

2. O que ele faz:
Calcula a relação entre o movimento do olho e o movimento da cabeça, com o auxilio de um computador, que dá informações sobre a função dos canais semicirculares do labirinto. Portanto, o VHIT mostra em tempo real a funcionalidade do labirinto.
Quer saber mais sobre este exame? Converse com o seu médico e conosco através da nossa Central de Atendimento pelo WhatsApp.

Escreva um comentário