Cotonete pode perfurar o tímpano
24 de abril de 2015Às vezes, dor ou zumbido no ouvido são considerados sintomas de um resfriado forte. Acabam sendo ignorados e tratados como um mal-estar que vai passar; basta dar tempo ao tempo. Mas não é bem assim. Esses autodiagnósitcos mascaram doenças que, se descobertas logo no seu início, poderiam ser tratadas sem grandes riscos e consequências.
A perfuração do tímpano só é detectada pelo exame clínico feito por um especialista de ouvido, o otorrinolaringologista. É dessa forma que se descobre a ruptura no tímpano, uma membrana fina, que fica entre o canal do ouvido e o ouvido médio. Ambos podem levar à dor, zumbido e até perda de audição.
Na maioria das vezes uma infecção ou um trauma passam despercebidos, mas podem resultar numa perfuração. Tanto o trauma como a infecção são provocados pelo uso inadequado do cotonete e do grampo para limpar ou coçar o ouvido. Ainda podem se manifestar se a pessoa é vítima de um tapa forte de mão aberta, fratura no crânio, uma explosão ou se entrar solda ou acido no ouvido.
Depois de perfurado o tímpano, uma das prevenções é proteger o ouvido da água, para evitar infecções. Mas se não há diagnóstico, o ouvido fica exposto sem tratamento, podendo contrair doenças.
Fonte: ouvidonarizegarganta.org.br