Medicina do Sono:Dr. José Wilson participa de curso

21 de outubro de 2011

Do dia 28/09 até o dia 01/10 foram realizados três cursos da área de Medicina do Sono da Clínica Otorrinolaringológica do HC-FMUSP. O primeiro deles, no dia 28/09, foi o 2o CURSO DE INTERPRETAÇÃO DO LAUDO POLISSONOGRÁFICO, sob coordenação dos Drs. Alexandre Nakasato, Gilberto Formigoni e Michel Burihan Cahali.

Este é um curso de dia inteiro de imersão em todos os dados possíveis de serem extraídos da polissonografia, auxiliando o colega a entender e obter informações mais detalhadas quando analisa este exame no consultório. Na sequência, nos dias 29 e 30/09, ocorreu o tradicional CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO, em sua 13ª edição, sob coordenação dos Drs. Michel Burihan Cahali, Gilberto Formigoni e Luiz Ubirajara Sennes. Este é o curso que apresenta os resultados das pesquisas recentes do HC-FMUSP nesta área, com demonstrações cirúrgicas e atendimentos ambulatoriais ao vivo.

No dia 01/10, sob coordenação dos Drs. Fábio Lorenzetti, Gilberto Formigoni e Michel Burihan Cahali, foi realizado o 2o CURSO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE PROCEDIMENTOS PALATAIS PARA O RONCO/SAOS. Este curso explica e demonstra ao vivo a aplicabilidade de intervenções ambulatoriais utilizadas nesta área, com ênfase para a utilização das injeções roncoplásticas. Mais uma vez, colegas de diversas partes do país assistiram a estes cursos.

O Dr. Jose Wilson, da Clinica Otorrinos , ressalta a grande qualidade do curso mostrando aspectos práticos e dicas valiosas na interpretação da polissonografia . O curso congrega todas as condutas possíveis e tratamento de pacientes com ronco e/ou síndrome da apneia do Sono , mostrando a importância de individualizar e indentificar o perfil de cada paciente.