Eletrococleografia
9 de setembro de 2009Semelhante ao BERA, analisa potenciais elétricos a nível de orelha interna, sendo especialmente útil na Doença de Ménière. Pode ser realizado somente por médicos, sendo indolor.
Orientações Necessárias
I – Critérios de realização
- O exame é realizado somente com pedido médico.
- Há necessidade de apresentar resultado de audiometria anteriores no dia do exame.
- Esta avaliação pode ser feita em crianças cooperantes a partir de 8 anos. Crianças menores ou não-cooperantes devem realizar a eletrococleografia infantil sob anestesia.
- Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável para a realização do procedimento.
- De preferência, o cliente não deve estar com dor ou secreção no canal do ouvido no dia do exame.
II – Interferentes
- A obstrução do ouvido por cera impede a realização do exame. Este procedimento deve ser realizado pelo médico assistente do cliente.
Indicações
1. Ajuda a localizar o local da lesão do sistema auditivo
2. Auxilio no diagnostico da Doença de Meniere , problema que afeta audição e equilíbrio
3. Neuropatias e dissincronias auditivas .
4. Exame indolor não invasivo , pois se utiliza eletrodo de contato próximo a membrana timpânica que capta resposta próximo do sistema auditivo
5. A duração varia de 40 a 80 minutos
O Exame
Eletrococleografia extratimpânica e realizada em uma sala com tratamento acústico e eletromagnético e registrados com o equipamento Navigator Pro da marca Bio-logic Systems Corp.®, versão 4.2.0. A pele e limpa com pasta abrasiva e os eletrodos descartáveis recebem uma pequena quantidade de pasta eletrolítica. Após a colocação dos eletrodos,os cabos foram conectados. O fone de inserção utilizado foi o modelo Ear Tone 3A.
Agende seu exame