• Unidade Centro
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste(24h)
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp

Entrevista: Demóstenes Ribeiro

10 de outubro de 2012
oto3

O interesse em desfrutar de uma vida saudável nem sempre é acompanhado da atitude em praticar uma atividade física regular, premissa básica aliada a uma alimentação equilibrada e boas noites de sono na busca da longevidade. Um aliado em nossa busca por hábitos saudáveis é o profissional responsável pela manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente.  Nossa personalidade da vez em nosso espaço de bate-papo é o educador físico Demóstenes Ribeiro, ícone do movimento fitness em Teresina. Em seus 44 anos de vida, tem 26 dedicados à profissão que tanto ama. Dedica seu tempo ao trabalho e à família, principalmente à filha. Demóstenes têm uma rede de três academias na cidade mantendo um padrão e seu nome no alto e garante que escolheu sua profissão por amor. Natural de São Raimundo Nonato, possui três Pós Graduações: em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Esforço UGF-RJ, em Aspecto da Medicina do Esporte UNOPAR PR e em Gerontologia UFPI. Confira abaixo nossa entrevista:

Otorrinos Hospital. O que o levou sair de São Raimundo Nonato à Teresina? Planeja ou já existe academia do mesmo nível por lá?
Demóstenes Ribeiro - Meus pais, sobretudo minha mãe,sempre foram muito preocupados em nos proporcionar uma melhor educação. Apesar de sermos uma família humilde com esforço da minha mãe sempre estudamos em boas escolas.Tenho parentes por lá mas, meus pais, já trouxemos pra cá para ficarmos juntos! Já existe academias por lá, mas não tenho intenção de investir noutra cidade.

OH. Seu nome é uma marca, e tem uma força grande no meio fitness. Como foi esse processo de construção da academia e como é atrelar o seu nome a um negócio? (riscos, personificação da empresa, etc)
DR – Eu sou a Academia, depois de minha filha; minha vida é meu trabalho. Pra mim meu trabalho é um grande prazer e satisfação. Tenho uma grande preocupação em zelar pelo meu nome, minha empresa. Por esta razão não tenho a intenção de abrir outras, pois é complicado manter um bom padrão de atendimento. Tenho consciência da cobrança sobre mim e procuro sempre andar na linha.

OH. Frequentar academias a alguns anos atrás era para quem desejava realmente um corpo esbelto e tonificado. Existia preponderantemente a busca pelo corpo hipertrofiado. Atualmente é uma porta aos hábitos saudáveis e à saúde. Como aconteceu essa adaptação nas academias e dos profissionais?
DR – A cada ano as pessoas estão mais conscientes da importância da prática de atividade física, a classe médica incentiva bastante. Tudo isso fez com que as pessoas procurassem mais as academias. A criação do Conselho Federal de Educação Física em 1998 foi fundamental nesse processo.

OH. A busca pela longevidade está atrelado fielmente à atividade física e a uma alimentação equilibrada e saudável. Quais são as suas dicas infalíveis para manter-se nesse caminho de viver bem e mais?
DR – Dormir suficiente para sentir-se restaurado ao acordar; movimenta-se o máximo todos os dias da semana. Hábitos alimentares saudáveis.

Demóstenes Ribeiro

Demóstenes Ribeiro


OH. Essa própria longevidade nos levou a um munto “mais idoso”. Como deve ser o cuidado e o preparo físico na 3ª idade?
DR – Prescrever uma rotina de exercícios aos idosos de maneira onde os torne o mais funcional possível.


OH. A temperatura de nossa cidade é muito alta, principalmente nessa famosa época do ano. Quais são os cuidados que devemos tomar ao realizar atividades físicas?

DR – Utilizar bom senso, ou seja, diminuir a intensidade do treinamento, optar por horários menos quentes e hidratar-se mais frequentemente.

 

OH. Quais são as características fundamentais para ser um bom profissional de fitness?
DR – Basta ter amor pela profissão.

Escreva um comentário