Entrevista: Dr. Mauricio Giraldi – Neurocirurgião de crânio e coluna.

2 de dezembro de 2013
Dr. Maurício

Dor na coluna é um problema bastante comum, geralmente causado porque as pessoas passam muito tempo sentadas ou com má postura ao sentar ou andar. Estima-se, inclusive, que cerca de 80% da população, principalmente as mulheres, tem ou terá essa dor em algum momento da vida e, por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitá-la e tratá-la.

A grande maioria dos casos de dor, no entanto, exigem nada mais do que um simples analgésico ou uma atividade para reposicionar ou fortalecer a coluna. Segundo um estudo recente, cresceu em 50% os pedidos de tomografias e ressonância magnética, na maior parte das vezes, desnecessários, o que mostra que um bom diagnóstico é essencial para evitar esses exageros em relação aos tratamentos.

Para tirarmos as principais dúvidas sobre o assunto, conversamos com o neurocirurgião de crânio e coluna, Dr. Maurício Giraldi, do Otorrinos Hospital:

1. No dia-a-dia não nos damos conta de nossa postura, uma das maiores causas da dor na coluna. Como posso saber que estou sentado de uma maneira correta e qual a principal dica para mantermos essa posição?
A posição sentado realmente expõe o segmento lombar da coluna vertebral a uma maior pressão e pode prejudicar as regiões torácica e cervical. O ideal é sempre ter os pés apoiados no chão e braços apoiados na cadeira ou mesa. A cadeira deve ter encosto para cabeça e braços e o monitor de seu computador deve estar à altura dos olhos. A principal dica é a cada 1 hora levantar-se e alongar os membros superiores, inferiores e coluna. Isto não demora mais que 3 minutos e permite que se volte a posição sentado com melhor postura.
Aulas de R.P.G. também são recomendadas. O fisioterapeuta identifica e orienta a correção dos vícios de postura.

2. Quando devemos realmente procurar um neurocirurgião nos casos de dores lombares?
Quando as dores apresentam as seguintes características.
- forte intensidade
- irradiação para as pernas
- doracompanhada de fraqueza nas pernas e dificuldade de andar
- dificuldade em urinar
- dor não muito intensa, mas sem melhora com o tratamento

3. O salto alto e bolsas pesadas podem ser realmente um fator causador de dor na coluna nas mulheres? Como proceder?
O salto alto já foi objeto de muitos estudos biomecânicos em todo o mundo. Entretanto, até hoje, não se conseguiu estabelecer que o salto alto realmente seja ruim para a coluna. Na prática, recomendamos não usar saltos muito altos todos os dias e usar saltos mais baixos no dia a dia. Em relação às bolsas, estas sim são um perigo. Bolsas pesadas aumentam a pressão sobre os discos intervertebrais, articulações e ligamentos da coluna, além de levarem a posturas inadequadas e, ocasionalmente, a problemas sérios na coluna vertebral.

4. A atividade física ajuda ou não nesse quadro de dor lombar? O que é recomendado em cada caso?
O sedentarismo e a obesidade são hoje os maiores causadores dos problemas identificados na coluna vertebral, portanto todos devem praticar uma atividade física (desde que não existam restrições medicas) e manter o peso em níveis adequados.
Pessoas em crise de dor lombar devem parar a atividade até que o problema seja identificado. Posteriormente ao diagnóstico, reiniciam-se os exercícios de acordo com a orientação do médico, que passa quais exercícios são permitidos em cada etapa do tratamento. É fundamental que, na fase inicial de controle da dor, os exercícios sejam feitos com a orientação de uma equipe multidisciplinar. O acompanhamento simultâneo com médico, fisioterapeuta e educador físico permite uma recuperação mais rápida e segura.
5. Quais são as principais técnicas recentes em cirurgias e tratamentos da dor lombar?
Novas técnicas cirúrgicas têm sido colocadas à disposição da população a cada ano. Hoje a tendência são as chamadas técnicas minimamente invasivas, nas quais o cirurgião utiliza pequenas incisões na cirurgia, o que expõe seu paciente a menores riscos e a uma recuperação mais rápida. Por exemplo, a fratura causada pela osteoporose da coluna lombar no idoso pode causar sérios problemas e levar a um tratamento de mais de 3 meses com repouso absoluto na cama, uso de cadeira de rodas e coletes. Hoje pode ser tratada com a punção da vértebra fraturada por uma agulha, onde se corrige a deformidade da vértebra fraturada em apenas 30 minutos ( técnica chamada de Cifoplastia) e 01 dia de internação.