• Unidade Centro
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste(24h)
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp

Entrevista: Lysbela Freitas

16 de maio de 2011

O agente de viagens no passado era um representante das companhias aéreas e marítimas junto ao mercado de determinada região. Mais tarde vieram as representações de outros serviços para atender  os pedidos e necessidades dos clientes em viagem. Este foi o primeiro processo de terceirização no turismo.

Atualmente, fazer uma viagem seja ela planejada ou não, é sempre bom contar com um bom agente de viagens. A concorrência e a maturidade do mercado fez com que agentes atenciosos, responsáveis, de bom relacionamento, experientes e diferenciados se destacassem e participassem da história de muitos viajantes de primeira e inúmeras viagens.

Conheceremos um pouco de Lysbela Freitas, que esta a frente da rede de viagens da Miracéu Turismo, especialista em viagens com a finalidade de tirar os clientes do estresse do dia-a-dia e levá-los para lugares especiais com o know-how de profissionais qualificados. A profissional trabalha no ramo há 24 anos e nos concedeu uma ótima entrevista com dicas e informações preciosas para quem gosta de viajar.

Otorrinos – Por quantos países ou cidades já viajou?

Lysbela Freitas - Brasil (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste )
Europa (França, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália, Grécia, Turquia, Escórcia, República Tcheca, Áustria, Hungria, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia, Rússia, Portugal, Espanha).
Estados Unidos (Orlando, Miami, New York, São Francisco, Los Angeles, Washington)
Canadá ( Toronto, Montreal, Ottawa, Quebec, Niagara Falls )
Argentina (Buenos Aires e Bariloche)
Chile ( Santiago)

Praga, a capital e a maior cidade da Rep. Tcheca

Praga, a capital e a maior cidade da Rep. Tcheca

- Qual foi o lugar que mais marcou e por que?

O lugar mais encantador que conheci foi a Rússia (Moscow e San Petersburg) e me marcou muito pela própria história que em 1991 foi dissolvida e com Bóris Iéltsin, a cidade cresceu exponencialmente. Moscou passa então a capital da Federação Russa onde fica o poder central: a Duma. No fim da década de 90, a cidade cresce, melhora a sua arquitetura e aumenta a sua linha de metro ( a estação de metro de Moscou é uma das mais belas do mundo). Moscou passa então a ser uma cidade cosmopolita cheia de história, cultura e vivacidade, mas também com problemas como o crime organizado, a prostituição infantil e a pobreza. A histórica cidade de Moscou atrai diversos turistas do mundo todo, principalmente pelos castelos belos na cidade, entre eles o Kremlin. A história do comunismo soviético se confunde com a história da Praça Vermelha. Dentre outras atrações em Moscou, valem a pena uma passagem pelo Museu de Belas Artes Púshkin, a Catedral do Cristo Salvador, a Torrei de Shújov, além do Parque Gorki, Galeria Tretiakov e Catedral de São Basílio. Não podendo deixar de visitar o Teatro Bolshoi. ( Primeira foto: Lysbela em Moscou)

- Como você acha que a experiência de viajar ajuda alguém a crescer pessoalmente?

Os benefícios são inúmeros para quem tem a oportunidade de viajar sempre para lugares diferentes. As viagens sempre envolvem cultura, lazer, aprendizado e muitos amigos, e, certamente, ficam sempre marcadas em nossas vidas. Essa experiência vai desde o amadurecimento; disciplina; aprendizados através da vivência a culturas, gastronomia, estilo de vida, línguas, até a parte e lazer, entretenimento, momentos especiais, etc. Acredito que viajar seja uma verdadeira preparação para o mundo.

- A Miracéu costuma fazer muitos pacotes de viagens de fora para dentro do estado (PI)?

O turismo receptivo vem acontecendo, mas não ainda na proporção desejada pelo setor privado. Falta investimentos, infra estrutura e divulgação dos destinos por parte do poder público. A Miracéu Turismo vem trabalhando no sentido de organizar um serviço de qualidade na área de receptivo. Como possuímos um departamento especializado com frota própria de ônibus, Micro-ônibus, Van e carros executivos e somos a única agência do Piauí a oferecer toda a infra estrutura para grupos, corporativos, congressos, feiras e individuais com programações dentro  do nosso Estado abordando roteiros específicos para Teresina, Sete Cidades, Serra da Capivara, Delta do Parnaíba e São Raimundo Nonato.

- Fale um pouco sobre nosso turismo, nossos pontos fortes e fracos, nacionalmente e regionalmente.

O Brasil é um país gigante com muita potencialidade turística, inúmeras riquezas e uma diversidade cultural bastante forte. Tem roteiros turísticos que agradam a vários gostos e bolsos. Mas, ainda falta uma política séria de planejamento estratégico voltado para a área em todos os seus aspectos, como: investimento nos setores aeroportuários, alternativas de transportes rápidos de locomoção de um estado para outro, qualificação profissional e muitos outros pontos. Sou muito crítica em relação a essa questão.

- O brasileiro que viaja no Brasil, procura o quê?

Momentos agradáveis de lazer ou negócios.

- E quem viaja para o exterior, está em busca de que tipo de passeio?

Está na busca de conhecimento cultural, compras, shows, mas os interesses são bem variados e isso depende de público para público, assim como o que o destino procurado oferece.

Passeio de Barco pelo Bosforo, em Istambul.

Passeio de Barco pelo Bosforo, em Istambul.

- Quais os roteiros mais vendidos?

Sul do Brasil, Nordeste Brasileiro, Estados Unidos, Argentina, Chile e Europa.
- Sobre os pacotes de lua de mel, como é possível uma viagem boa, bonita e barata?

É possível fazer uma bela viagem de lua de mel com todos esses requisitos e encantamentos que uma viagem deste porte necessita, mas é preciso que haja um planejamento antecipado e a escolha por um período de baixa temporada.

- O que a internet modificou nesse mercado de viagens? Quais as facilidades encontradas no site da Miracéu?

A internet veio como elemento facilitador possibilitando uma agilidade maior nas informações, fora que para o turismo e o turista funciona como uma biblioteca virtual, pois antes mesmo de viajar elas podem buscar informações sobre clima, hotéis, passeios e até mesmo visualizar o destino. A maior facilidade encontrada é a informação a respeito dos pacotes que estão sendo oferecidos pela agência, dicas de viagens, possibilita a visualização de fotos e depoimentos de quem já viajou, etc.

* Dicas

- Qual a melhor época para viajar pelas praias nordestinas?

Férias e feriados, de preferência que não seja em período chuvoso.
- E para o exterior?

Períodos de baixa estação entre os meses de março a junho e de agosto a novembro, isso tudo vai depender do local escolhido.
- Quais são os maiores atrativos dos programas e pacotes de viagens da Miracéu?

Sabedores da enorme responsabilidade que uma viagem envolve, estamos sempre inovando, buscando novas tecnologias e aperfeiçoando nossos serviços para oferecer uma viagem cada vez mais completa. Amor, dedicação, cuidado, carinho e respeito. Esses são nossos principais diferenciais.


- O que não pode faltar em uma viagem?

A escolha de uma boa agência de viagens, com referência no mercado, que possa oferecer serviços de qualidade com preços acessíveis e que tenha conhecimento a respeito do roteiro escolhido. Fora isso, hotéis bem localizados, seguro de saúde e bagagem, cartão Visa Travel Money, documentação específica, farmacinha, confirmação dos vôos e serviços adquiridos, etc
- Como fazer para não esquecer de levar algo na bagagem nem de esquecer algo no destino?

Fazer um planejamento detalhado da viagem pensando em todos os itens necessários para a duração da viagem, passando por roupas adequadas ao local visitado, clima e de programas que serão oferecidos, é importante lembrar de levar uma cópia de todos os documentos pessoais. A MIRACÉU TURISMO especializou-se em viagens com a finalidade de tirar os clientes do estresse do dia-a-dia e levá-los para lugares especiais com a experiência de profissionais qualificados, fazendo sempre reuniões pré-embarques para entrega de kits de viagem, bem como repassar as informações mais profundas a respeito do destino.
- Nos dê os melhores destinos para:
PASSEIO: Serra Gaúcha, Buenos Aires e Europa
COMPRAS: São Paulo, New York e Miami

- E sobre o câmbio, qual o melhor negócio para não ficar na mão e também economizar em uma viagem para o exterior?

A forma mais segura de viajar hoje é levando pouco dinheiro em espécie na moeda local e emitir e levar o Cartão Visa Travel Money, que é um cartão de débito muito prático para os turistas. A Miracéu tem a representação da Confidence Corretora de Câmbio e faz a emissão dos cartões na nossa loja Matriz, no centro de Teresina.

Conhecendo um pouco Lysbela:

Animal de estimação: cavalo

Livros preferidos: Paulo e Estevão, A Vingança do Judeu

Filmes preferidos: O Discurso do Rei, O Som do Coração, A Origem

Um esporte/atividade física: malhar, malhar e malhar

O que gosta de fazer no tempo livre/lazer: bater um papo com as amigas e comer caranguejo

O que gosta de fazer na internet: pesquisar e trabalhar

Músicas preferidas: with or without you – U2, algumas da Alcione, Pink Floyd, Bruno e Marrone, mas tudo vai depender do humor no dia.

Saiba mais sobre a Miracéu Turismo em http://miraceu.com.br/site/