Enxaqueca é uma dor latejante que atinge mais ou só um lado da cabeça

7 de maio de 2014
oto

Você costuma sentir dor de cabeça? A dor envolve toda a cabeça ou apenas um lado? Segundo o neurologista Luís Otávio Caboclo, a dor de cabeça comum acontece quando há uma sensação de peso na cabeça inteira, sendo mais comum no fim da tarde, a chamada cefaleia tensional. Essa dor geralmente passa com o uso de analgésicos, ao contrário da enxaqueca, que pode não melhorar com esses medicamentos e exigir o uso de anti-inflamatórios ou remédios específicos.

O médico explicou que a enxaqueca é um tipo de cefaleia que atinge apenas um lado da cabeça ou é mais forte apenas de um lado da cabeça, sendo uma dor pulsante e latejante. Além disso, a enxaqueca pode vir associada a outros sintomas e a pessoa pode sentir ainda um incômodo com luzes, barulhos ou cheiros fortes. A otorrinolaringologista Tanit Sanchez explica ainda que há casos de pacientes que têm uma sensibilidade maior a cheiros, como perfumes, por exemplo. Ou seja, ao sentir um odor mais forte, essas pessoas já podem ter uma dor de cabeça mais forte.

A enxaqueca pode vir acompanhada também de aura, um fenômeno neurológico que precede a dor e pode durar de 4 a 30 minutos. A mais comum é a visual, quando a pessoa enxerga luzes piscando, mas podem ocorrer ainda a sensitiva (formigamento de um lado do corpo), a motora (dificuldade de fala) e a com hemiparesia (paralisa um lado do corpo, semelhante ao AVC), como explica o neurologista Luís Otávio Caboclo. Nesses casos, o paciente já sabe que vai ter dor de cabeça por causa da aura e, por isso, toma o medicamento na hora certa, evitando o surgimento do problema.

No entanto, se a enxaqueca for crônica, é preciso fazer um tratamento de prevenção da dor.

Na maioria das vezes, são usados remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, mas se a enxaqueca for muito frequente, é melhor procurar um médico já que o uso excessivo de medicamentos pode levar a uma dor rebote, que ocorre logo após o efeito do remédio e é mais intensa.

De acordo com o neurologista, existem ainda medidas não farmacológicas que podem ajudar no alívio da dor, como exercício físico e atividades relaxantes, como massagem, ioga e ofurô, por exemplo.
graf

Tontura ou vertigem?
A dor de cabeça também pode estar associada a tontura e vertigem. Mas como identificá-los e diferenciá-los? Se houver um mal-estar, perda de equilíbrio ou escurecimento da visão, é tontura. Se tudo ao redor começar a girar, também é um tipo de tontura, mas nesse caso os médicos caracterizam como vertigem, que pode até levar a um desmaio.

A tontura aparece também quando o nível de açúcar no sangue fica muito baixo, a chamada hipoglicemia, que acontece geralmente quando a pessoa passa muitas horas do dia sem comer.

A otorrinolaringologista Tanit Sanchez alerta ainda que a vertigem é um sintoma relacionado geralmente a algum problema no labirinto, como a labirintite, mas pode ser causada ainda por alterações nos vasos do pescoço ou por alguma sensibilidade visual. De qualquer maneira, é importante se proteger na hora da tontura, aproximando-se de algum apoio e sentando no chão para evitar quedas.

Zumbido
A otorrinolaringologista fala também sobre o zumbido, um problema que pode ser sintoma de diversas doenças. Na maioria das vezes, ele dura apenas algumas horas, o que faz a pessoa acreditar que é normal, mas na verdade, o zumbido é sinal de fragilidade auditiva e deve ser levado a sério.

graf1

Caso permaneça por mais tempo, é fundamental procurar um médico o quanto antes porque a reversão desse quadro é mais provável no período de até 48 horas – se não tratado corretamente, pode ficar para sempre. Dependendo da causa, o zumbido tem tratamento ou pode melhorar muito.

Existem casos de pacientes que o escutam apenas no silêncio ou quando prestam atenção em seus ouvidos, mas nem todos se incomodam.
graf2