Fique atento à perda auditiva!

1 de outubro de 2022
destaque

Nosso otorrinolaringologista Dr. Hardynn Saunders explica como perceber os primeiros sinais de surdez e como lidar com a condição que impacta negativamente na vida principalmente dos idosos.

“É preciso ficar atento se o idoso compreende ou não a fala em situações sociais, consegue entender o que ouve no rádio ou televisão, tem necessidade de que as pessoas repitam o que lhe é falado ou fala muito alto. Apesar de ser uma consequência natural, existe uma série de fatores que podem contribuir para acelerar os efeitos da perda auditiva na terceira idade. Existem diversos aparelhos auditivos para tratar a perda auditiva, desde convencionais (de amplificação sonora), até próteses implantáveis cirurgicamente, como o Implante Coclear”, explica o especialista.

A audição é um sentido importante para nossa qualidade de vida. Afinal, uma velhice saudável é melhor vivida quando pode-se escutar as pessoas queridas que estão ao redor. Enquanto envelhecemos, todos os tecidos e células do nosso organismo entram em um processo de degeneração.

“Um detalhe que eu sempre falo para os meus pacientes durante as consultas é que a surdez na terceira idade pode gerar uma angústia muito grande no idoso, pois há uma dificuldade de comunicação e é importante que a família tenha paciência. O apoio de familiares e amigos é fundamental”, diz Saunders.

Mais importante que o idoso tentar ir atrás de como tratar uma perda auditiva já avançada, o ideal é identificar, fazer o diagnóstico e buscar alternativas precocemente.

Lembre-se: ao perceber um ou mais desses sinais, o ideal é procurar o médico otorrinolaringologista. O quanto antes iniciar a reabilitação auditiva, melhor vai ser a adaptação e aceitação.

Escreva um comentário