Formato do nariz
14 de outubro de 2011Há muito os cientistas se interessam pela relação entre o formato do nariz e sua função. Uma pesquisa recente mostra que o clima pode ter desempenhado um papel importante no modo como a estrutura interna do nariz evoluiu.
Cientistas da Alemanha mostraram recentemente que os indivíduos de climas frios e secos, como a Groenlândia ou a Sibéria, tinham fossas nasais mais altas e mais estreitas que os de climas quentes e úmidos, como os de Papua-Nova Guiné ou Gabão. A equipe alemã, liderada por Marlijn Noback da Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, mediu, com a ajuda de computadores, as fossas nasais de cem crânios representando dez grupos humanos que vivem em cinco climas diferentes. Descobriram que as fossas nasais de populações de clima frio e seco são relativamente mais altas e apresentam uma mudança maior e mais abrupta de diâmetro na parte superior da fossa que as de locais quentes e úmidos. A pesquisa foi publicada on-line no American Journal of Physical Anthropology em junho passado.
Este estreitamento da passagem nasal aumenta o contato entre o ar e o tecido da mucosa, ajudando a aquecer e umedecer esse ar, segundo Noback. As populações de clima frio e seco também têm uma fossa nasal relativamente mais longa, propiciando a esta população mais espaço para fazer o ar entrar, alinhando-o com a temperatura corporal. Pelos microscópicos, denominados cílios, forram a passagem nasal e ajudam a afastar os patógenos e a poeira que podem infectar ou irritar os pulmões. Os cílios trabalham de forma mais eficiente quando o ar que entra é úmido. “O aquecimento adequado e a umidificação do ar em climas mais frios é relevante para a saúde respiratória”, segundo o paleoantropólogo Nathan Holton da Iowa University. Nas populações adaptadas a climas quentes, a aspiração não se dirige para a parte estreita superior da fossa nasal para o aquecimento. Assim, “as pessoas de climas quentes que se mudam para locais frios podem ser mais suscetíveis a resfriados e doenças relacionadas”, Noback avalia.
Que tipo de nariz você tem? Embora não se possa dizer muito sobre a forma externa do nariz ao olhar para a sua estrutura interna, em geral, uma fossa estreita e longa está associada a um nariz relativamente mais estreito e mais saliente, segundo Holton.
Fonte: Scientific American Brasil