Língua presa: o que é e como tratar?

12 de março de 2025
destaque

Muita gente não imagina, mas a língua presa pode impactar desde a amamentação até a fala e a mastigação das crianças. Nossa fonoaudióloga Dra. Lívia Prado explica:

Nos bebês, pode ser um grande desafio! Se o frênulo da língua for muito curto, o bebê pode ter dificuldade para mamar, se cansar ao sugar e estresse, com isso, ganhar pouco peso.

Já em crianças maiores, a língua presa pode dificultar a pronúncia de certos sons, atrapalhar a mastigação e até interferir na mordida.

Mas calma! Nem sempre a solução é cirurgia. Muitas vezes, o acompanhamento com um fonoaudiólogo já resolve o problema!

Ele ajuda os bebês a melhorar a pega na amamentação, ensina exercícios para estimular a mobilidade da língua e trabalha em conjunto com pediatras e otorrinos para avaliar a necessidade de intervenção.

Em crianças maiores, atua na adaptação da fala, fortalecimento da musculatura oral e reabilitação pós-cirurgia, se necessário.

Cada bebê é único! Por isso, uma avaliação profissional é fundamental para determinar a melhor abordagem. O Teste da Linguinha, realizado a partir do quarto dia de vida, é essencial para esse diagnóstico.

Escreva um comentário