Não para de espirrar?

29 de junho de 2023
destaque

As mudanças climáticas têm desencadeado uma série de problemas que afetam os seres humanos. No entanto, por que as temporadas de problemas respiratórios estão se tornando cada vez mais longas?

Segundo a Climate Central, esse fenômeno está relacionado às temperaturas frias que ocorrem desde a primavera até o outono. Essa extensão no tempo proporciona às plantas uma oportunidade adicional para florescer e liberar pólen, um dos principais desencadeadores de alergias.

Com uma temporada mais longa, a contagem de pólen também aumenta. Nos Estados Unidos, por exemplo, houve um aumento de 21% na taxa de pólen entre 1990 e 2018. Embora o Brasil não apresente estações tão definidas, o país está caminhando para seguir essa tendência.

No Sul do Brasil, em particular, a situação é agravada devido ao pólen das gramíneas. A presença de poluentes na atmosfera pode irritar a mucosa respiratória e promover processos inflamatórios que aumentam a sensibilidade ao pólen.

Além disso, o dióxido de carbono pode aumentar a capacidade reprodutiva das plantas e modificar a estrutura dos pólens, o que está diretamente relacionado à saúde das pessoas expostas a esse ambiente.

DICA OTORRINOS: identifique e trate sua alergia, para uma melhor qualidade de vida!

Escreva um comentário