Noites de sono tranquilas: a contribuição do fisioterapeuta do sono

24 de novembro de 2023
destaque

Olá, pessoal! Dr. Humberto Fernandes, otorrinolaringologista com atuação em Medicina do Sono aqui na Otorrinos. falando! Espero que estejam dormindo bem! Hoje vim falar de uma novidade:

Com o intuito de melhorar a assistência aos nossos pacientes, além de médicos do sono, o Instituto do Sono do Piauí agora conta com mais uma prestação de serviço: avaliação e acompanhamento com fisioterapeuta do sono: a competente Dra. Semira Selena, do Uníssono.

E por que isso é tão importante?

Porque a principal forma de tratamento para apneia obstrutiva do sono é o CPAP (um pequeno aparelho compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento do problema) e um dos motivos mais comuns de falha no sucesso terapêutico é uma adaptação ineficaz ao aparelho.

A adaptação refere-se aos primeiros dias de uso do equipamento e a definição da máscara mais adequada ao perfil facial e tipo de respiração de cada paciente.

E é aí que o fisioterapeuta entra. Ele é o profissional responsável, junto com o médico e o paciente, pela definição da máscara ideal para cada caso e detecção de eventuais problemas que podem surgir durante o tratamento com o CPAP.

O Instituto do Sono do Piauí funciona no primeiro andar do Hospital Otorrinos (zona Leste).