Nossos especialistas alertam: dificuldade de engolir tem impactos na saúde
11 de dezembro de 2024A Disfagia é uma condição que afeta cerca de 25% dos idosos ativos, saudáveis e independentes. Ela é caracterizada pela dificuldade ou desconforto ao engolir, podendo levar a complicações como desnutrição, desidratação e aspiração pulmonar.
Os sintomas incluem dificuldade para engolir comprimidos, engasgos com saliva e líquidos, sensação de alimento preso na garganta e tosse ou pigarro durante a alimentação.
Esses sinais podem indicar a presença de disfagia e a necessidade de uma avaliação médica. O Engasgo é uma das consequências da disfagia e é uma situação que pode colocar a vida em risco, pois impede a passagem de ar para os pulmões, podendo provocar morte por parada respiratória.
O diagnóstico inicial é geralmente feito por otorrinolaringologistas, que investigam a parte inicial do trato digestivo.
A disfagia pode ser causada por várias condições, incluindo doenças neurológicas, derrames, infecções, câncer e alterações estruturais no esôfago ou na garganta.
O tratamento depende da causa subjacente e pode incluir terapia de deglutição, mudanças na dieta e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.
Neste dia importante, vamos nos conscientizar sobre a disfagia e a importância de procurar orientação médica diante dos sintomas.
A detecção precoce feito pelo otorrino e é confirmado pelo fonoaudiólogo e o tratamento adequado são essenciais para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos afetados. Vai desde o exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura.