Rápido início de ação da imunoterapia sublingual em rinite alérgica induzida por ácaros de poeira doméstica: um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego e placebo controlado

12 de julho de 2013
rinite

Um trabalho publicado, recentemente, no Laryngoscope teve por objetivo investigar o quão rapidamente os sintomas dos pacientes com rinite alérgica (RA) melhoram com imunoterapia sublingual (ITSL).

Este é um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, placebo controlado, de ITSL usada para tratar RA induzida por ácaros de poeira doméstica. Um total de 120 pacientes com RA, com idades entre 4 e 60 anos, foram tratados por 6 meses e randomizados em dois grupos: 1) ITSL com extrato de Dermatophagoides pteronyssinus(D.p.) e Dermatophagoides farina (D.f.) (n = 60) e 2) controles pareados com placebo (n = 60). Sintomas, medicamentos recebidos e uma pontuação da escala visual analógica foram registrados durante todo o estudo. IgE e IgG4 séricas específicas para D.p. e D.f. foram avaliadas antes e após o tratamento.

Oitenta e cinco pacientes (70,8%) completaram o estudo. Doze pacientes (20%) escolheram se retirar do grupo ITSL, mas nenhum devido a efeitos adversos graves. A pontuação total de sintomas e escores visuais analógicos (VAS) no grupo ITSL diminuíram significativamente quando comparados com os controles placebo (P <0,05) após a semana 14, bem como houve melhora significativa (P <0,05) de todos os sintomas individuais da RA no grupo ITSL (por exemplo, espirros, coriza, prurido e obstrução nasal) após a semana 22. Houve um aumento significativo (P <0,05) da IgG4 para ambos D.f. e D.p. no grupo ITSL, mas não no grupo placebo, após o tratamento.

Os autores concluíram que a ITSL com uma mistura de extratos de D.f. e D.p. é um tratamento eficaz e seguro para pacientes com RA induzida por ácaros de poeira doméstica. Seu início de ação pode ser observado tão cedo quanto 14 semanas após o tratamento.

Autores: Wang DH; Chen L; Cheng L; Li KN; Yuan H; Lu JH; Li H.

1. hilton quirino
    12 de julho de 2015

Bom dia doutores,possuo,rinite alérgica induzida por ácaros de poeira doméstica,e gostaria de que me envia-se quais medicamentos se na medicina alternativa-natural teria alguma forma de combater estas alergias,ou qual medicamento para me orientar a comprar passei em uma alergologista mas no momento não me encontro em condições de fazer o tratamento imunoterapia sublingual (ITSL).
    Venho sofrento a 7 anos com RA.

hilton