Revisão de estudos confirma benefícios dos exercícios para asmáticos

2 de dezembro de 2011

Programas de treinamento físico envolvendo exercícios aeróbicos como a natação e corrida, acarretam uma série de benefícios para os pacientes portadores de asma brônquica. Esta é a constatação de uma revisão de estudos conduzida pela Dra. Madhu Chandratilleke e seus colaboradores do Hospital Queen Elizabeth (Woodville, Austrália).

“A falta de efeitos colaterais é reconfortante.Portanto, não há nenhuma razão para que asmáticos clinicamente estáveis não participem de programas de treinamento físico, desde que as devidas orientações médicas sejam respeitadas”, disse a Dra. Chandratilleke.

Muitos pacientes com asma brônquica evitam os exercícios físicos regulares porque a atividade física pode induzir ao broncoespasmo (estreitamento dos condutos de ar nos pulmões, chamados de brônquios).Baixos níveis de atividade física levam a um descondicionamento físico crônico, por isso, indivíduos asmáticos tendem a ter uma menor aptidão cardiorrespiratória do que os indivíduos não-asmáticos.

A Dra. Chandratilleke e seus colegas atualizaram uma revisão Cochrane que foi publicada inicialmente em 1999.A sua primeira atualização ocorreu no ano de 2005, a qual incluiu na ocasião 13 estudos sobre o assunto. A nova revisão de 2011 acrescentou mais seis estudos, totalizando 19 estudos clínicos, que incluíram 695 participantes com 8 anos de idade ou mais.Os benefícios encontrados foram: melhora dos sintomas da asma, redução da gravidade das crises de asma e melhoria na qualidade de vida dos asmáticos.

Os programas de exercícios físicos tinham sessões com duração de pelo menos 30 minutos, no mínimo duas vezes por semana, durante pelo menos quatro semanas. As Atividades físicas incluídas foram a natação e corrida.

Fonte: CHEST