Rinite é comum e agrava os sintomas de asma, indica estudo

12 de dezembro de 2011

A asma e a rinite frequentemente coexistem no mesmo indivíduo. E, segundo estudo apresentado em outubro no Congresso Brasileiro de Pediatria, os sintomas de ambas têm forte relação entre si, com a rinite aumentando significativamente a gravidade da asma. “Os achados reforçam rinite como fator de risco para asma, e o conceito da via aérea única”, destacaram os pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará, responsáveis pelo estudo.

Para identificar a associação asma-rinite em adolescentes de Fortaleza, os pesquisadores avaliaram mais de 3 mil estudantes de 13 e 14 anos de idades em 2006 e 2007. E os resultados indicaram prevalências de asma, rinite e rinoconjuntivite alérgica de, respectivamente, 22,6%, 43,2% e 18,7%.

De acordo com os autores, houve forte associação “bidirecional” entre a asma e a rinite. As análises mostraram que ambas as condições estiveram presentes, concomitantemente, em 14,6% da população. Dentre esses, 17,5% relataram “sibilos limitando a fala” (chieira), comparando-se com apenas 11,5% daqueles com asma, mas sem rinite. A associação dos sintomas de rinite aos de asma – que variou de 27,4% a 79,4% – apresentou maior magnitude que a associação dos de asma aos de rinite – que variou de 3,2% a 64,4% –, e essa magnitude aumentou quando a rinite era acompanhada de sintomas oculares.

A asma e a rinoconjuntivite alérgica, concomitantes, foram relatadas por 8% da população. Dentre esses, 15,4%, 19,5% e 20,7% relataram, respectivamente, “quatro ou mais crises”, “distúrbio do sono” e “sibilos limitando a fala”, comparando-se, respectivamente, com 7%, 13,2% e 12,5% daqueles com asma, mas sem rinoconjuntivite alérgica.

“A presença concomitante de rinite aumentou significativamente a gravidade da asma independentemente do envolvimento de atopia, embora essa condição tenha proporcionado maior magnitude da associação com gravidade”, concluíram os autores reafirmando a rinite como fator de risco para asma.

Fonte: Bibliomed

1 Comentário

  1. SIRLENE CARDOSO
    19 de dezembro de 2011

    OLÁ..BOA NOITE!! PRECISO SABER DESSA DOENÇA COM MAIS PRECISAO..TENHO PROBLEMAS SERISSIMO..TO PERDENDO A AUDIÇÃO..ESTOU COM DIFICULDADES DE ATE FALAR..PQ TO FALANDO TAO BAIXO QUE AS PESSOAS NAO ESCUTAM..E SE FALO MAIS ALTO É COMO S EFOSSE UM ECO DENTRO DA MINHA CABEÇA….O ZUMBIDO DO OUVIDO É CONSTANTE..FALTO ENLOUQUECER..
    JA TENHO VERGONHA DE ESTAR COM PESSOAS. ACABO ME ISOLANDO, POR VENRGONHA, PQ NEM SEMPRE AS PESSOAS ENTENDEM ..MAIS SO CRITICAM AI FICO MAIS NERVOSA E ACABO PIORANDO A SITUAÇÃO FICANDO MAIS SURDA AINDA..ENTAO, PRECISO QUE VCS ME AJUDEM, O QUE FAZER PRA MELHORAR..PELO MENOS ALIVIAR… OBRIGADA!! DEUS ABENÇOE..XEROOO


Escreva um comentário