Solte a língua da garotada

11 de março de 2011

Márcia Luciana Concílio, 35 anos, percebeu que sua filha, Amanda, com um ano e meio, tinha dificuldades em pronunciar as palavras. “Ela trocava o T pelo C, mas queriam que eu esperasse a fase de alfabetização para corrigir o problema”, lembra. Sem esperar, Amanda foi levada ao fonoaudiólogo e o tratamento, iniciado imediatamente. Por chupar o dedo, ela teve problemas no céu da boca e no freio lingual (aquela pele embaixo da língua) encurtado. “Achei que os exercícios simples recomendados (como encher uma bexiga com a boca e com o nariz, soprar língua de sogra, manter uma espécie de hóstia no céu da boca, morder uma borracha e ranger os dentes) não funcionariam. Mas, em um ano e meio, minha filha, que agora tem cinco anos de idade, falava perfeitamente”, comemora a mãe.

Amanda tinha um distúrbio de fala, que precisava de tratamento, portanto, sua mãe fez muito bem em buscar ajuda especializada o quanto antes.

A fala, nosso principal meio de interagir com o mundo, deve ser cuidada desde cedo. “O sistema fonológico é adquirido gradativamente até mais ou menos os quatro anos de idade. Por isso, se a criança, a partir desta idade, não apresentar uma fala inteligível, com omissões ou trocas de fonemas, um especialista deve ser consultado”, explica a fonoaudióloga Maria Angela Nico, psicopedagoga da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

A linguagem, expressão fundamental em nosso cotidiano, não está separada do contexto social. “Criança com atraso ou problemas de linguagem sente dificuldade na comunicação, percebe a irritação das pessoas ao redor, sofre a sensação de estar sendo inadequada e de não satisfazer a expectativa dos adultos”, alerta a psicóloga Vera Zimmermann, coordenadora do Centro de Referência da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ou seja, esses distúrbios podem afetar até mesmo a personalidade.

Durante a fase escolar, dos sete anos em diante, as crianças desenvolvem seu senso crítico e se tornam mais analíticas e qualquer diferença no comportamento, no visual e, claro, na fala é motivo de gozação entre eles. “Distúrbios da fala podem gerar isolamento, baixa auto-estima e difi- culdades de aprendizagem”.

COMO ESTIMULAR A FALA DA CRIANÇA
FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSConfira as dicas dos especialistas:
- Converse com ela, se interesse pelo assunto da conversa. Assista a filmes e desenhos animados junto com a criança e estimule-a a comentar a história.
- Conte histórias, mas não leia tudo literalmente. Mude a entonação, faça perguntas e comentários durante a leitura.
- Não repita palavras erradas para corrigila, nem ria da situação e muito menos aplique um sermão ou lição de moral.
- Apenas repita corretamente e lentamente, com maior entonação, a palavra errada e o jeito correto de pronunciá-la. A criança percebe o erro e qual a forma certa de se dizer.
- Faça brincadeiras com a voz. Imitar os sons do telefone, do motor da moto, do cavalo, do avião é uma boa estratégia.
- Estimule a criança a falar o nome dos objetos e não somente a apontá-los.

O bê-á-bá do problema

De acordo com a fonoaudióloga Márcia Lifschitz Sies, da Unifesp, os distúrbios da fala podem ser divididos em transtornos fonológicos e fonéticos (confira os mais comuns no quadro abaixo). “O transtorno fonológico é a alteração de fala, com a produção inadequada dos sons e o uso errado das regras fonológicas da língua quanto à distribuição do som e da estrutura silábica. Sua causa é desconhecida, e o nível de gravidade é variado”, explica Márcia. Já os transtornos fonéticos “são erros na articulação dos sons da fala, causados não por problemas neurológicos, mas pela presença de pequenos desvios anatômicos nos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, dentes, palato) e que, em geral, são acompanhados por dificuldades de respiração, mastigação e deglutição.

Para que os pais possam identificar, o quanto antes, esses proble mas, no entanto, é preciso antes en tender como ocorre a evolução da fala, da linguagem e da comunicação na infância. Esse aprendizado natural costuma ocorrer por volta de um ano de idade. “Primeiro com palavras soltas, sempre com a ajuda do contexto, gestos e olhares. Com o tempo, sua linguagem será cada vez mais completa e a comunicação não-verbal, antes prioritária, passa a ser menos necessária”, avisa a fonoaudióloga bilíngüe, Sônia Salama, de São Paulo.

Ela também ensina, que basta ouvir a criança atentamente para perceber algo errado. “Preste atenção se os sons estão distorcidos, quando a criança pronuncia o “s”, mas no momento há um escape de ar na lateral da boca; se os sons estão omitidos (ela diz “moeno” no lugar de “moreno”); se ela troca as letras (“moleno” no lugar de “moreno”) ou as inverte (“crofe” no lugar de “cofre”); se há redução da estrutura da palavra: “taana” em vez de “taturana”; ou ainda se ocorrem contaminações, quando empregado um som para todas as consoantes da palavra, como “papapo” para “sapato”, revela Sônia.

“O ideal é que, a qualquer suspeita de dificuldade, os pais levem seus filhos para uma consulta e avaliação com o fonoaudiólogo”, alerta.

Isso porque esses distúrbios de fala podem estar associados a causas variadas (veja a seguir), que merecem atenção e requerem um acompanhamento profissional adequado, como deficiências auditivas, má formação congênita dos órgãos e estruturas envolvidas na fala, maus hábitos posturais e até problemas alérgicos. “Por isso, é necessária também uma avaliação completa que inclui até a área emocional, comportamental e social. “Mesmo um bebê pode ser avaliado em todos esses quesitos. Até a família pode contribuir para as dificuldades de fala da criança. É o caso de uma mãe superprotetora, que se adianta sempre para atender o filho e que não espera ele falar para manifestar os seus desejos. Ela acaba não deixando o filho se comunicar, como deveria”, conclui a especialista.

Quanto ao tratamento desses dis – túrbios, ele também é variado e pode depender inclusive de técnicas complementares, como fisioterapia e até terapia ocupacional, no caso de crianças que tenham a fala afetada por algum distúrbio neurológico, que também compromete a marcha ou a coordenação motora. “O que muda, na verdade, são os recursos e materiais específicos utilizados na terapia de cada criança individualmente, tais como o trabalho em cabina acústica, com microfones, computadores, fones de ouvido, aparelhos de amplificação sonora, trabalho com alimentos, exercícios musculares orofaciais, utilização de moldes, reforço da percepção auditiva, eliminação de maus hábitos orais e postura inadequada da língua, entre outros”, enumera a especialista Sônia Salama.

CONHEÇA OS TRANSTORNOS
DISARTRIA: distúrbios articulatórios decorrentes de problemas neurológicos, como paralisias ou paresias (redução nos movimentos) dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, dentes, palato). O problema se acentua na pronúncia de consoantes, que exigem mais movimentos dos lábios ou da língua para serem pronunciadas.

MUDEZ: é a incapacidade de articular uma palavra sequer. São raras as situações em que as crianças absolutamente não falam. Isso só ocorre em casos extremos de bloqueios emocionais e traumas profundos. Por diversas razões, é normal que uma criança demore mais do que outra da mesma faixa etária para falar.

DISFLUÊNCIAS: popularmente conhecidas como gagueira. São paradas no discurso, repetições de vocábulos. No entanto, é bom ressaltar que, quando surgem na faixa etária entre os 2 e 4 anos, fazem parte do desenvolvimento da fala. “Por isso, devem ser ignoradas, com o objetivo de não chamar a atenção da criança para uma dificuldade que pode aparecer e desaparecer naturalmente”, explica a fonoaudióloga Márcia Lifschitz Sies, da Unifesp.

DISTÚRBIOS DE VOZ: nesse caso, a articulação da criança é correta, mas o timbre e a qualidade vocal, ruins. A voz é rouca, grave, nasalada…

DISLEXIA: distúrbio de aprendizagem, evidente na época da alfabetização. É genético e hereditário. Alguns sintomas afloram na pré-escola e podem causar inúmeros constrangimentos. O disléxico tem dificuldades de identificar sons, sinais gráficos e letras, de ordenar as sílabas e de pronunciar palavras compridas e também costuma trocar o ‘b’ por ‘d’, o ‘m’ por ‘n’, o ‘s’ por ‘z’, o ‘p’ por ‘d’…

7 razões que atrasam ou dificultam a fala

1 Defeitos anatômicos (má for mação congênita de um ou vá rios órgãos e estruturas envolvidos no processo da fala, como fissuras nos lábios ou palato, o crescimento atípico da mandíbula, a abertura insuficiente da boca).

2 Dentes malposicionados. Segundo o odontopediatra Luiz Fernando Guimarães Motta, nas situações em que a criança fecha a boca e os dentes superiores e inferiores não se encaixam de maneira harmoniosa e fisiológica, por exemplo, pode haver a presença de espaço entre as arcadas e a interferência na fala. “O posicionamento correto dos dentes contribui para a perfeita emissão dos sons”, explica o dentista.

3 Língua presa, quando o freio lingual (aquela pele embaixo da língua) é mais curto do que o normal. Isso impede a articulação da língua e a pronúncia de certos sons.

4 Maus hábitos orais e posturais. Usar chupetas e chupar o dedo, por exemplo, podem deixar os dentes malposicionados, interferindo na força muscular da boca e nos movimentos da fala.

5 Doenças respiratórias que afetam as vias aéreas superiores, o que acaba alterando a qualidade da voz: ela fica muito nasal ou sem nasalização suficiente

6 Deficiências auditivas, que devem ser diagnosticadas desde o nascimento, com a realização do Registro das Emissões Otoacústicas (EOAs), o “Teste da Orelhinha”. É o método mais eficaz em recém-nascidos e deve ser feito até os seis meses, idade em que o sistema auditivo infantil ainda está em processo de amadurecimento. Entre 50% e 75% das deficiências auditivas são passíveis de serem diagnosticadas no berçário. Nessa fase é possível melhorar e até mesmo recuperar a audição em quase 100% dos casos.

7 Inadequações na esfera emocional da criança, como o desejo de manter uma voz com características mais infantis.

Fonte: Revista Viva Saúde

1 Comentário

  1. Janaina
    6 de abril de 2011

    dicas para pronunciar palavras como por exemplo problemas


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