Teresina vive surto de meningite e FMS alerta população sobre atendimento

1 de novembro de 2012
oto

Uma garota apresentou os sintomas da doença e seis horas depois veio a morrer. Os outros dois estudantes (um garoto e uma garota) estão internados no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela.

Segundo a gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, os pacientes estão reagindo rapidamente ao tratamento fornecido pelo hospital. “De imediato visitamos a área onde moravam as crianças que estão internadas e a Fundação Municipal de Saúde tanto tem leitos preparados na rede municipal como aqui no hospital de referência” afirmou.

A Meningite Meningocócica é provocada por um germe conhecido como “Neisseria Meningitidis” e é transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas produzidas pelo espirro. Os sintomas da doença são febre alta, dores na cabeça, dores no pescoço e manchas vermelhas no corpo.

A Meningite Meningocócica pode ser do tipos A, B, C e D. Todas elas são consideradas perigosas e podem levar à morte em pouco tempo se não tratadas com urgência.

Em Teresina, o último surto da doença foi registrado há mais de dez anos. Recentemente foram registrados surtos na Bahia, no Maranhão e no Sul do Piauí. A circulação de pessoas entre regiões facilita a propagação da doença. A rede pública de saúde disponibiliza uma vacina para crianças de menos de um ano. O problema é que a criança só fica imunizada até os três anos de idade.

A população tem que prestar atenção no seguinte: criança, adolescente, adulto começou a sentir dor de cabeça intensa, dor no corpo, manchas hemorrágicas, ficou mole, cheio de dor de mialgia, tem que procurar um médico o mais rápido possível. Os serviços médicos estão avisados que pode ter uma ocorrência dessa forma da doença. Qual é a responsabilidade da família? Procurar um serviço médico de imediato porque é uma doença que evolui rápido”, alerta Amparo Salmito.
Fonte: Portal AZ

Escreva um comentário