Teste de caminhada e rendimento escolar em crianças respiradoras bucais

9 de setembro de 2013
criança

Nas últimas décadas, vários trabalhos sobre respiração bucal (RB) têm surgido na literatura; em contrapartida, pouco se conhece sobre vários aspectos desta síndrome, incluindo gravidade, repercussões sobre o rendimento físico e escolar.

Objetivo: Comparar o rendimento físico pelo teste de caminhada de seis minutos (TC6′) e rendimento escolar de crianças e adolescentes com RB e respiradores nasais (RN).

Método: Estudo de corte transversal descritivo e prospectivo em crianças RB e RN que foram submetidas ao TC6′ e avaliação do rendimento escolar.

Resultados: Foram incluídos 156 escolares, 87 meninas (60 RN e 27 RB) e 69 meninos (44 RN e 25 RB). Foram analisadas variáveis durante o TC6′: frequência cardíaca (FC), frequência respiratória, saturação periférica de oxigênio, distância percorrida em seis minutos e escala de Borg modificada. Todos os valores das variáveis estudadas foram estatisticamente diferentes entre os grupos RB e RN, com exceção do rendimento escolar e FC no TC6′.

Conclusão: A RB afeta o rendimento físico e não o rendimento escolar, sendo observado padrão alterado no TC6′ no grupo RB. Uma vez que os RB desse estudo foram classificados como não graves outros estudos comparando as variáveis de rendimento escolar e TC6′ são necessários para o melhor entendimento do processo dos desempenhos físico e escolar em crianças com RB.

Palavras-chave: avaliação de desempenho; obstrução nasal; respiração bucal; tolerância ao exercício.

Autores: Boas, Ana Paula Dias Vilas; et al.
Fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; [online]. 2013, vol.79, n.2, pp. 212-218

Escreva um comentário