Transplante de laringe e traqueia restaura voz de americana

25 de janeiro de 2011

Uma mulher norte-americana voltou a falar pela primeira vez em 11 anos após um transplante de laringe. Brenda Jensen, 52, disse que a operação realizada na Califórnia foi um milagre que restaurou sua vida.

Treze dias após a cirurgia, ela disse suas primeiras palavras: “Bom dia, eu quero ir para casa.”

Jensen estava impossibilitada de falar por conta própria desde que sua laringe foi danificada durante uma cirurgia em 1999. O tubo usado para manter as vias respiratórias abertas feriu sua garganta, impedindo sua respiração.

Desde então, ela estava incapacitada de sentir o gosto ou o cheiro de comida, respirava apenas por um buraco na traqueia e falava somente com a ajuda de uma laringe eletrônica.

Em outubro, cirurgiões da Centro Médico Davis da Universidade da Califórnia removeram a laringe, tireoide e 6 cm da traqueia do organismo de um doador.

Em uma operação de 18 horas, os órgãos foram transplantados na garganta de Jensen.

Treze dias depois, ela disse suas primeiras palavras, mesmo rouca. Agora consegue falar facilmente por longos períodos de tempo.

“A operação restaurou a minha vida, me sinto abençoada por ter tido essa oportunidade. É um milagre”, disse.

Ela também está aprendendo a engolir novamente.

“Todo dia é um novo começo para mim. Estou me dedicando para usar minhas cordas vocais e treinar os músculos para engolir. Provavelmente eu nunca mais poderei cantar em um coral, mas é emocionante falar normalmente. Mal posso esperar para comer, beber e nadar de novo.”

O professor Martin Birchall, da University College London, que fez parte da equipe de cirurgia, disse: “A laringe é um dos órgãos neuromusculares mais sofisticados no corpo. Aprendemos que podemos reparar nervos que permitem que muitos órgãos complexos funcionem novamente.”

Um transplante de laringe pode mudar uma vida, mas não salva vidas. O primeiro caso documentado aconteceu na Clínica Cleveland, em 1998.

OUTROS TRANSPLANTES DE LARINGE

Entre os anos de 2002 e 2006, o médico colombiano Luis Fernando Tintinago, do Hospital Universitário San Vicente de Paúl, do Instituto Nacional de Cancerologia da Colôlmbia, realizou uma série de transplantes de laringe.

Ele relatou sua experiência no 3º Congresso Mundial da Voz (Third World Voice Congress), na Turquia. Tintinago já realizou três transplantes de laringe, sete de traqueia, dois de laringe e traqueia e um laringoesofágico em 12 homens e uma mulher, com idade entre 17 e 67 anos de idade.

Os pacientes foram acompanhados por 32 meses e todos recuperaram a voz com diferentes níveis de disfonia. Em nove pacientes, o orifício externo na garganta foi fechado, e a maioria recuperou as funções básicas.

Fonte: Folha.com e Sic.com

1. Ministério
    25 de janeiro de 2011

Olá, blogueiro (a),

Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

Acesse http://www.doevida.com.br e saiba mais.

Para obter material de divulgação, entre em contato com [email protected]

Atenciosamente,

Ministério da Saúde