Transtorno de processamento sensorial
27 de janeiro de 2023Chamou a atenção esses dias o caso do Bless, de 8 anos, filho da atriz Giovanna Ewbank, que foi diagnosticado com Transtorno de processamento sensorial. Esta é uma condição que afeta a forma como o cérebro processa as informações sensoriais (os estímulos). Ele pode afetar todos os sentidos ou apenas um.
Conversamos com nossa fonoaudióloga Dra. Marcia Chaves, que nos contou já ter atendido várias crianças com o problema, principalmente com queixas alimentares.
“Desde bebês em fase de transição alimentar, até a segunda infância, por volta de 8 anos, percebemos recusa e seletividade alimentar secundárias ao transtorno do processamento sensorial. Eles podem, por exemplo, recusar alimentos mais temperados, com sal ou com texturas mais duras, se forem hipersensíveis. Já os hiposensíveis, preferem alimentos com sabores bem fortes, crocantes ou até crus”, explica a especialista.
Ela diz que o diagnóstico acontece com ajuda de equipe multidisciplinar, especialmente da terapeuta ocupacional, e que a reabilitação acontece a partir da terapia multissensorial, utilizando todos os sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar. Dessa forma, consegue-se o preparo para regulação e adequação das respostas cerebrais, chegando ao objetivo final, que é diminuição da seletividade e da recusa alimentar.