Uso de Mounjaro contra apneia obstrutiva do sono é aprovado pela Anvisa

26 de outubro de 2025
destaque

Uma boa notícia para quem luta contra a apneia obstrutiva do sono (AOS) e também enfrenta a obesidade! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso da tirzepatida (Mounjaro) para tratar pacientes com AOS moderada a grave, desde que tenham obesidade associada.

Na prática, é mais uma opção de tratamento disponível contra a doença, que já contava com cirurgias, CPAP e dispositivos intraorais.

“Dentre várias causas, o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para apneia do sono. Com o Mounjaro, observou-se não só a perda de peso, mas também a melhora dos sintomas respiratórios durante o sono”, explica o Dr. Humberto Fernandes, nosso médico do sono.

A apneia não afeta só o sono. Mexe com o humor, a memória, o foco, a energia do dia. E quando não tratada, aumenta o risco de hipertensão, arritmias, infarto e até morte súbita.

Por isso, todo avanço que amplia o cuidado merece atenção.

Escreva um comentário