Vacinação contra a gripe e redução de eventos cardiovasculares – Uma revisão sistemática e metanálise

22 de agosto de 2013
vacina

Visão Geral: Entre os fatores de risco cardiovasculares não tradicionais, uma recente infecção respiratória aguda foi fortemente associada a um evento aterotrombótico agudo. Gerando um possível mecanismo de desestabilização da placa aterosclerótica ou comprometimento do paciente com doença cardiovascular (CV), a vacina influenza é uma terapia potencial que pode reduzir eventos cardiovasculares através de uma aplicação anual.
Métodos: Realizamos uma revisão sistemática e metanálise de estudos clínicos controlados randomizados que avaliaram pacientes que receberam a vacina influenza versus pacientes controle com e sem o método de Mantel-Haenszel, razão de chance e intervalo de confiança de 95% para a maioria dos eventos cardiovasculares, mortes por doença cardiovascular e todas as causas de mortalidade foram construídas.

Resultados: Quatro estudos clínicos controlados randomizados de qualidade moderada foram conduzidos entre 1994-2008 de acordo com os critérios de inclusão. Um total de 3.227 pacientes foram recrutados; 796 apresentaram síndrome coronariana aguda precoce; 851 tiveram doença cardiovascular estável e 1.580 não tiveram doença cardiovascular estabelecida. Um total de 187 eventos adversos cardíacos importantes, incluindo 65 mortes por doença cardiovascular e um total de 70 mortes ocorreram após uma média de 1 ano de acompanhamento. A vacina influenza reduz significativamente o risco de eventos adversos cardíacos importantes (M-H OR 0,52; 95% CI 0,37-0,74; p0,0002) em 1 ano, com uma tendência compatível direcionada para as mortes por doença cardiovascular (M-H OR 0,58; 95% CI 0,25-1,36; p0,21) e todas as causas de mortalidade (M-HOR 0,63; 95% CI 0,29-1,35; p0,23). Não houve uma heterogeneidade significativa entre os estudos.

Conclusão: A vacina influenza reduz eventos cardiovasculares não fatais e pode reduzir mortes súbitas em pacientes com ou sem doença cardiovascular. Entretanto, o baixo número observado de eventos cardiovasculares e importantes limitações de projeto entre estes estudos clínicos controlados randomizados limitam fortemente sua validade e os tornam difíceis de chegar a uma conclusão definitiva. Um estudo clínico amplo, com poder adequado, controlado, randomizado, multicêntrico e internacional que teste a eficácia da vacina influenza na redução da incidência e recorrência de eventos cardiovasculares é uma maneira prudente de confirmar estes resultados.

Autores: J.A. Udell; M.E. Farkouh; D.L. Bhatt; C.P. Cannon.
Uma resenha de Influenza vaccination and reduction of cardiovascular events – A Systematic Review and Meta-Analysis - Canadian Journal of Cardiology; V.28 (5), Supplement , Page S161, September 2012

Fonte: SANOFI – Medical Services